Como solucionar problemas com encanamento

O que fazer quando a água não vai pelo cano?
28 de julho de 2017
Curiosidades interessantes sobre os mosquitos
16 de agosto de 2017

Fazer vistorias e limpezas preventivas no encanamento da residência não é um hábito comum dos moradores. Mas é a melhor maneira de evitar problemas como vazamentos, entupimentos e refluxos de esgoto.

Cada item da rede hidráulica tem periodicidade certa para passar por manutenção. Ralos, sifões de louça e pias, utilizados com mais frequência, devem ser vistoriados todos os meses para retirar o acúmulo de rejeitos domésticos, gorduras e sujeiras, que podem provocar o retorno de água, rompimento das tubulações e infiltrações no interior das paredes. Mas atenção, não jogue os resíduos retirados na rede de esgoto, ensaque-os e descarte-os no sistema de coleta pública de lixo.

O encanamento que liga caixa d’água e pontos deve ser verificado. Feche todas as torneiras, desligue aparelhos que usem água e não utilize sanitários. Impeça a entrada de água na caixa d’água, fechando a torneira da boia ou o registro que libera o abastecimento para o reservatório. Marque o nível de água da caixa e, depois de uma hora, veja se ele baixou. Se o nível baixar, há um vazamento no encanamento abastecido pela caixa d’água.

Tente escutar sons de respingos. Pode parecer simples, mas esse passo é esquecido em uma casa barulhenta e agitada. Embora uma torneira pingando possa parecer não desperdiçar uma quantidade significativa de água, durante o dia, cada gota se soma a milhares e milhares de outras. Escolha um horário em que haja pouca ou nenhuma atividade, como logo cedo pela manhã ou tarde da noite, quando a casa está bem silenciosa.

Procure evidências de vazamento ao longo do rodapé das paredes próximo ao encanamento. Os canos que contêm água sob pressão podem ser corroídos, ter conexões frouxas ou romper devido a congelamento, gerando uma perda contínua de água até o conserto. Fungo ou mofo, superfícies escuras ou até poças de água podem aparecer abaixo de vazamentos. Se o problema for dentro da parede, talvez seja necessário remover o painel, o gesso ou a placa para corrigi-lo.

Os canos também podem suar quando a água gelada passa por eles em espaços de ar interior mais quentes, e essa água condensada na superfície dos canos pode pingar, fazendo com que apareçam problemas de umidade onde não há vazamentos.

0800 771 5633
(11) 4794-5633 | (11) 4727-5633
Cadastro na CETESB sob nº 454.0076-6
Cadastro na Vigilância Sanitária sob nº 353060790-812-000001-1-6
Copyright 2017 Mogiene. Desenvolvedor e Mantenedor Personal Marketing Digital