Curiosidades interessantes sobre os mosquitos

Como solucionar problemas com encanamento
9 de agosto de 2017
Como escolher tamanho de caixa d’água
23 de agosto de 2017

Curiosidades interessantes sobre os mosquitos

Muriçoca e carapanã. Você sabia que esses mosquitos são conhecido assim em algumas regiões do Brasil? Pois é, aliás, muitas são as curiosidades que o norteiam. Mosquito vêm do latim “musca” e pernilongo é uma referência às longas pernas do inseto.

O detalhe é que em diversas partes do país, mosquito é uma palavra usada para se referir a pequenas moscas (as drosófilas) e pernilongo para o mosquito propriamente dito.

Entre as características dos mosquitos, podemos citar as seguintes: antenas longas, pernas alongadas e duas asas com capacidade de realizar em torno de mil movimentos por segundo. Possuem também uma tromba (proboscis) para sugar o alimento. Os machos se alimentam de sumos vegetais e as fêmeas de sangue. Algumas espécies transmitem doenças como encefalite, febre amarela, malária, dengue, zika, febre do Nilo e Chikungunya.

Mosquitos são insetos pequenos, com tamanhos que raramente ultrapassam os 15 milímetros. As fêmeas são na grande maioria das espécies maiores do que os machos.

Os mosquitos/pernilongos se reproduzem principalmente nos meses mais quentes do verão, pois aproveitam a água acumulada pela chuva para depositar seus ovos. Por se tratar de um inseto pequeno, ele é capaz de depositar os ovos até em tampinhas de garrafa com água.

Em geral, as fêmeas picam uma só pessoa para cada lote de ovos que produzem. No caso do Aedes Aegypti, ele é capaz de sugar o sangue de mais de uma pessoa para cada lote (ou seja, é capaz de transmitir dengue para várias pessoas em menos de uma hora).

0800 771 5633
(11) 4794-5633 | (11) 4727-5633
Cadastro na CETESB sob nº 454.0076-6
Cadastro na Vigilância Sanitária sob nº 353060790-812-000001-1-6
Copyright 2017 Mogiene. Desenvolvedor e Mantenedor Personal Marketing Digital