O que você não sabe sobre a falta de limpeza da caixa d’água
14 de novembro de 2017
Como diferenciar cupins de formigas voadoras
1 de dezembro de 2017

O verão está chegando, tempo de curtição e aproveitar o melhor da estação, porém é preciso ter alguns cuidados com os borrachudos, que muitas vezes aparecem como vilões, podendo fazer da sua viagem ou momento de lazer um verdadeiro pesadelo.

A Mogiene informa e ajuda a você entender como eles se formam e como você pode ficar livre destes insetos que incomodam, especialmente nesta estação. Preparado?

Como se criam os borrachudos

Para os borrachudos se formar, é preciso ter água em movimento. A fêmea põe os ovos em qualquer canto que esteja dentro da água, como pedras, capim, madeira, plástico ou latas.

Após quatro dias, nascem os filhotes (larvas). Essas larvas, até os 21 dias de idade, se alimentam de restos orgânicos dissolvidos na água, como esterco, fezes humanas, restos de cozinha e de vegetais. Depois, essas larvas tecem um casulo, e dentro dele se transformam em pupas. Em mais 5 dias, estão na forma adulta. Aí então eles saem da água com a ajuda de uma bolha de ar.

Como controlar e evitar os borrachudos

  • Mantenha sua casa sempre limpa
  • Conte com uma empresa competente e faça desinsetização a cada seis meses
  • Mantenha os riachos e os rios livres de qualquer lixo. Retire ou peça ajuda para algum adulto retirar entulhos, como galhos e troncos, que tenham caído na água.
  • Proteja as matas das margens dos riachos e rios. Elas abrigam pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos.
  • Preserve os inimigos naturais dos borrachudos, como os peixes, os sapos e as libélulas.
  • Em casos de urgência, use repelentes naturais, inseticidas à base de água ou citronela.

Alergias e doenças

Além do incômodo, as picadas de borrachudos podem causar alergias e transmitir doenças.  Cada pessoa pode ter uma reação diferente, logo, todo cuidado é importante.

Reação inflamatória alérgica

Parte das pessoas que são picadas podem ter essa reação mais aguda, no qual  a saliva do borrachudo anestesia o local da picada e impede que o sangue coagule enquanto é sugado. Em seguida, vêm a vermelhidão, a coceira e o inchaço. E é justamente a intensidade desses sintomas, determinada pelo grau de sensibilidade da pessoa ao mosquito que pode ser preocupante.

Nesses casos, procure um alergista ou um médico mais próximo.

 

Mogiene 

A Mogiene pode ajudar a sua casa prestando serviços de desisnetização e dedetização, ações que afastam e matam insetos e pragas urbanas que, muitas vezes, podem passar doenças ou contaminar ambiente e alimentos.

Não dê bobeira, cuide da saúde da sua casa e da sua família com o apoio da Mogiene!

0800 771 5633
(11) 4794-5633 | (11) 4727-5633
Cadastro na CETESB sob nº 454.0076-6
Cadastro na Vigilância Sanitária sob nº 353060790-812-000001-1-6
Copyright 2017 Mogiene. Desenvolvedor e Mantenedor Personal Marketing Digital