Em meio a uma construção nem sempre é fácil escolher a caixa d’água certa.
A caixa d’água é um reservatório projetado para armazenamento da água que chega às residências através do sistema de abastecimento regional, e que posteriormente pode ser distribuída para diversos cômodos da residência, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço.
Os tamanhos, formatos, capacidade e materiais diferentes podem confundir.
Ela é fabricada de diversos materiais, como fibra ou polietileno, e possui dimensões que suportam volumes de armazenamento variados, que vão de 100 litros até os 5 mil litros, para residências, e também em volumes superiores, que são indicados para prédios e centros comerciais.
O primeiro ponto a ser assimilado é a quantidade de habitantes. Claro, embora sempre haja a possibilidade um novo membro, o importante é focar em um número médio. Se a sua família tem 7 pessoas a multiplicação é simples.
No geral cada adulto consome 150 litros de água por dia. Em prédios esses volumes podem aumentar para até 200 litros em virtude da pressão aplicada pela altura.
É preciso considerar ainda algumas outras questões. Ter muitos animais de estimação, possuir um jardim de grande porte ou ter alguma outra atividade onde a água precise estar sempre presente com muito uso. Em casos assim, sempre é preciso somar mais à capacidade esperada na caixa-d’água.
Sua utilização em residências é muito importante, pois garante a pressão adequada para utilização dentro do sistema, principalmente em vasos sanitários e chuveiros, que necessitam desta pressão, e também o abastecimento de água na casa em dias de falta d’água no bairro.