A fossa séptica trata-se de um reservatório que é extremamente importante, em especial na zona rural, mas nem todos conhecem.
Além disso, há ainda quem a confunda com a chamada fossa rudimentar ou fossa negra, que é o tipo mais tradicional, mas menos indicado nos dias atuais.
E você, sabe qual é a diferença existente entre uma fossa e uma fossa séptica?
Se a sua resposta for negativa, então este conteúdo irá auxiliá-lo bastante.
A partir de agora, você irá compreender a diferença que existe entre esses dois tipos de reservatórios.
A fossa séptica trata-se de uma unidade de tratamento de efluentes ou de esgotos primários, ou seja, aqueles que vêm das residências, comércios ou indústrias, e são muito comuns ao redor do mundo.
Estes recursos, na verdade, são provenientes de diferentes espaços de uma residência, como cozinhas, banheiros ou lavanderias.
Elas servem para eliminar urina, fezes, produtos de limpeza e os restos de comidas provenientes dos esgotos residenciais, comerciais ou industriais.
A fossa do tipo séptica é construída a partir de alvenaria ou de cimento, consistindo em um reservatório que funciona com o intuito de represar o esgoto e esperar até que ele seja totalmente consumido pelas bactérias.
A fossa séptica serve também para separar os líquidos daqueles elementos que são mais densos e que possam existir no esgoto.
Por conta disso, a fossa é composta em três câmaras, sendo elas:
Este tipo de fossa tem como objetivo receber e acumular o esgoto que é proveniente de locais como vasos sanitários, pias, tanques de roupa e chuveiros, dispondo de tudo isso no solo.
Assim, essas fossas caracterizam-se como se fossem sumidores, sendo comuns nos locais onde as fossas do tipo sépticas não foram implantadas.
Elas são praticamente um buraco feito no solo e para ele se direcionam dejetos que não passam por tratamentos.
Todo esse efluente que não é tratado irá infiltrar-se direto no solo e isso o contamina, assim como o lençol freático, aumentando os riscos da transmissão de doenças diversas.
Como você pode ver aqui, existe uma diferença grande entre a fossa séptica, que é um modelo de estação de tratamento de esgoto mais avançado, mais comum na zona rural, e as fossas rudimentares, que são buracos cavados no solo.
Neste texto, nós mostramos a fossa do tipo séptica é muito mais segura e evita que os dejetos sejam tratados e não alcancem o solo e o lençol freático, para não causar doenças, como a cólera, a hepatite, a disenteria e a febre tifoide.
Gostou do artigo de hoje sobre qual a diferença entre fossa e fossa séptica?
Precisando de algum de nossos serviços? Então entre em contato conosco pelos números (11) 4794-5633/ (11) 4727-5633/ Whatsapp (11) 97674-6322, ou se preferir nos mande um e-mail para mogiene@mogiene.com.br
Orçamentos rápidos e gratuitos!