As baratas são insetos de hábito noturno, durante o dia escondem-se em frestas de muros, em baixo de pedras ou em esgotos. Estes insetos tornaram-se domésticos e todas as residências convivem com este problema, que pode ser evitado e controlado.
Não devemos subestimar os malefícios causados pela convivência forçada com estes insetos. Pela diversidade de oferta de alimentos e habitat propícios à sua proliferação, eles se reproduzem com velocidade, adquirindo resistência aos tratamentos tradicionais de combate. Nos grandes núcleos populacionais, a barata se apresenta como o inseto mais comumente encontrado.
Para evitar o transtorno de uma possível infestação de baratas, podem ser seguidas algumas dicas importantes. A primeira delas é manter a limpeza do imóvel. Isto se encaixa na situação “prevenir é o melhor remédio”. Se você mantiver um ambiente sempre limpo, dificilmente as baratas aparecerão. Na maioria das vezes, elas são atraídas por restos de comida, principalmente gordura; ou seja, evite deixar acúmulo de louça suja, conserve o chão limpo e o fogão em ordem, sem panelas usadas.
Outro passo importante é manter os buracos do imóvel tapados. Qualquer rachadura é uma porta de entrada para baratas e outros insetos. Portanto, certifique-se de que não há fendas em algum lugar da casa. E se há ralos, tente mantê-los fechados quando não estiverem sendo utilizados.
Outro atrativo para as baratas é a umidade e água originada de vazamento. Evitando essas situações, manterá as baratas e insetos distantes.
Além destas dicas importantes, dependendo do tamanho da infestação é preciso chamar uma empresa especializada que conte com funcionários capacitados e treinados para esta função. Com certeza eles saberão como eliminar a grande quantidade de baratas, definindo como, onde e o que aplicar na sua casa.