Limpeza de fossas em condomínios residenciais, quem paga?

Esgoto entupido! O QUE CAUSA O ENTUPIMENTO DE ESGOTO
29 de março de 2022
07 Serviços de Desentupimento Que Você Pode Precisar
31 de maio de 2022

A limpeza de fossas em condomínios trata-se de uma das tarefas que deve estar incluída dentro da gestão condominial, sendo essencial para a garantir do bem-estar de todos os moradores.

A demanda pela limpeza das fossas em condomínios residenciais visa garantir ao máximo que o local esteja sempre limpo e agradável para quem mora e trabalha ali.

Ela deve ser sempre cumprida com o máximo de eficiência e de regularidade, afinal, de tempos em tempos a fossa do condomínio irá encher e necessitará de limpeza.

Pense em quanto de volume de resíduos é gerado dia após dia em um condomínio residencial, portanto, a limpeza feita na fossa tem um papel muito importante para que o sistema de esgoto permaneça funcionando corretamente.

Mas e quanto a pagar, de quem é a responsabilidade, do condomínio ou dos condôminos?

Essa é uma dúvida que costuma trazer muita confusão, portanto, nada melhor do que falar mais a respeito do tema.

Vamos lá!

 

Quem deve pagar pela limpeza de fossas em condomínios residenciais?

O assunto costuma gerar bastante confusão até mesmo entre especialistas, pois há quem diga que o valor já deveria estar incluso na taxa condominial, enquanto tem que afirme que deve-se ratear os custos entre todos os condôminos.

Antes de qualquer coisa, é essencial deixar claro que o serviço deve ser contratado pela própria gestão do condomínio, portanto, o síndico precisa contratar o serviço para limpeza da fossa condominial.

Já em relação ao valor a ser pago pelo serviço, ele deve ser sim rateado por todos que fazem uso daquele determinado sistema, então os custos não estão inclusos na taxa condominial que paga todos os meses.

É válido dizer que se há mais de uma fossa no condomínio, como no caso daqueles com mais de um bloco, e apenas uma dela necessita ser limpa, o valor do serviço deve ser dividido entre os moradores que usam aquela fossa.

Assim, os condôminos dos outros blocos, enquanto que as fossas que utilizam não precisarem ser limpas, não deverão pagar pelo serviço do condomínio.

O mais importante de tudo é que você saiba que a questão da taxa condominial e da limpeza das fossas deve sempre ser tratada durante as reuniões ou assembleias de condomínio.

A partir daí, vai ser possível definir se caso aconteça da fossa precisar ser limpa, se os condôminos precisarão ratear o valor do serviço ou se ele passará a estar incluso já na taxa de condomínio paga todos os meses.

 

 

Conclusão

Como você viu, a questão sobre quem pagará a limpeza de fossas em condomínios residenciais gera muitas dúvidas e até pode causar discordâncias entre condôminos e síndicos.

Neste texto, você conheceu como deve ser feito o pagamento do serviço contratado pelo condomínio para limpar a fossa com problema, de modo que os moradores, em geral, dividem o valor do serviço entre si de forma igual.

Gostou do artigo de hoje sobre Limpeza de fossas em condomínios residenciais, quem paga?

 

Precisa de alguns de nossos serviços? Então entre em contato conosco pelos números (11) 4794-5633/ (11) 4727-5633/ Whatsapp (11) 97674-6322, ou se preferir nos mande um e-mail para mogiene@mogiene.com.br

 

Orçamentos rápidos e gratuitos!

 

 

0800 771 5633
(11) 4794-5633 | (11) 4727-5633 | Whatsapp (11) 4727-5633
Horário de atendimento: Segunda á Sexta: 08:00 às 18:00 | Sábados: 08:00 à 12:00 e Domingo: Fechado.
Cadastro na CETESB sob nº 454.0076-6
Copyright 2024 Mogiene. Desenvolvedor e Mantenedor Personal Marketing Digital